MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 22 ANOS DO HOSPITAL DIVINA PROVIDÊNCIA

 

   No dia 29 de Agosto foi celebrada a missa em ação de graças pelos 22 anos do Hospital na capela da Instituição com o tema: 'No Serviço de Deus tudo é Grande e Divino'. A missa foi presidida pelo Pe. Ângelo Gaio Diretor geral e contou com a presença do Diácono Joanderson e Pe. Ricardo. A animação ficou por conta do grupo de canto, composta pelos colaboradores,e para prestigiar esta data tão importante, se fizeram presente a Direção, Médicos. Também nesta ocasião, foram feitas homenagens aos colaboradores com 22 anos de HDP com entrega de certificados de agradecimento pelo compromisso e fidelidade a instituição. Ainda dentro da celebração foram dado destaques aos amigos Geraldo Cascaes e sua esposa que fazem parte da história do HDP desde o inicio da obra.        

   No mesmo dia do aniversário do HDP chegou a noticia da Itália que havia falecido Sra. Enrica uma grande benfeitora de muitas obras em Marituba inclusive do hospital, com grande sentimento foi lembrada a todo seu gesto de amor e generosidade para com os necessitados  de nossa cidade.

História 

  Ao olharmos para trás, percebemos que a instituição nasceu de uma necessidade pertinente da colônia de Marituba, então o surgimento do Hospital Divina Providência está ligado ao trabalho do Bispo Dom Aristides Pirovano, entre os hansenianos. Isso aconteceu por que ele vislumbrou, com sua argúcia de missionário generoso, uma necessidade extrema que seus amigos enfrentavam, quando sofriam com as rejeições impostas, a eles, pelas casas de saúde, em recebê-los doentes, precisando de internação para tratamento, fato que sempre ocorria e o entristecia profundamente, como religioso que era. Isso o fez pensar em um lugar apropriado para seus amigos, quando doentes.

  Várias tentativas foram feitas por ele, mas somente em 1991, com a chegada dos membros da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, o sonho começou a tomar forma, com as primeiras negociações para a construção de um hospital na Avenida 'João Paulo II'. Então, a partir de 1992, com o início da construção da parte física, que foi concluída em 1996 erguia-se o sonho de Dom Aristides Pirovano. Iniciando as atividades em 1997 pelo serviço de radiologia com a chegada do primeiro aparelho de raios-X, doado por um empresário italiano, pode-se dizer que o sonho estava concretizado.

  O Hospital Divina Providência completa 22 anos de atividades e sua trajetória é marcada de bênçãos divinas que o fazem superar todos os obstáculos que surgem em seu caminhar samaritano, cuidando dos males que atormentam os que sofrem tribulações corporais.

  Não poderia ser diferente, uma obra que nasceu no coração de um missionário, que dedicou a sua vida na propagação do Evangelho, no sentido de tornar as pessoas mais felizes, mais humanas, solidárias e santificadas.

  Seus amigos hansenianos com suas constantes dores e aflições - por ele partilhadas -  foram os inspiradores materiais da realização desse grande sonho missionário, e que a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência tem a empenho de sempre cuidar como uma grande Missão Calabriana.