Pastoral da Saúde

O que é pastoral da saúde?

É um grupo de pessoas que proporciona atendimento pastoral aos doentes internados e a domicilio. Prepara  agentes de pastoral da saúde para anunciar a boa nova o ser humano, diante do confronto como sofrimento, a doença e a morte, bem como o respeito ao sigilo ético com relação às informações confiadas.
 
Objetivos: Sensibilizar a sociedade e a igreja a respeito do sofrimento, denunciando a marginalização dos doentes, portadores de deficiências e idosos, de maneira especial, em face das novas formas de sofrimento e doenças contemporâneas. Zelar pela humanização e evangelização do ambiente  hospitalar, visando o bem estar global de todos os que nele se encontram (profissionais, funcionários, doentes e familiares).
 

Finalidade da pastoral

A pastoral da saúde tem por finalidade estimular a reflexão sobre o sentido da saúde, que no seu significado mais completo faz  também alusão a uma situação de harmonia o ser humano consigo mesmo e com o mundo que o circunde   e com seu criador.

Missão da pastoral da saúde

Proporcionar conforto moral, assistência  espiritual e suporte emocional aos pacientes e seus familiares, amenizando a problemática que ordinariamente acompanha as pessoas que procuram no hospital melhores condições de vida e saúde.

Voluntários

Temos um grupo de 16 voluntários as quais fazem parte das comunidades pertencentes a paróquia nossa Senhora de Nazaré.
 
Atendimento do padre no hospital
 
Temos também o padre Itacir que nos auxilia com os sacramentos da confissão e unção dos enfermos as pessoas que solicitam.
 
Ele faz visitas também nas  terças e quintas feiras e quando surge um caso de emergência ele sempre esta presente.
 
Como fazer para se tornar um membro da pastoral?
 
Para ser membro da pastoral da saúde  precisa primeiramente ser pessoas de  profunda oração disponíveis e abertas a  palavra de Deus. Participar das formações mensais e momentos de oração promovido pela pastoral da saúde e ser pessoa ativa na comunidade.
 

Oração do Agente de Pastoral da Saúde

Senhor, com a fé que nos destes, vos confessamos Deus todo poderoso, nosso Criador e Pai Providente. Deus de Esperança em Jesus Cristo, nosso Salvador, Deus de Amor no Espírito Santo Consolador. Senhor, vós que nos chamastes para servir-vos nos doentes de nossa comunidade, concedei-nos paciência, serenidade, coragem e, sobretudo, um grande amor para com quem sofre mais do que nós. Obrigado, Senhor, por aquilo que estamos aprendendo, e queremos que nossa vida possa ser útil em vos servir. Senhor, pelos méritos infinitos de Cristo na Cruz, "Servo Sofredor", e irmão nosso no qual nos unimos vos pedimos por todos os doentes, por nossas famílias, amigos e todos os agentes de saúde que sejam fiéis aos seus compromissos. Amém!
 
VENHA  FAZER  PARTE  DESTA  PASTORAL!  SEJA VOCÊ  TAMBÉM  UM  MEMBRO EVANGELIZADOR.
 
FALE  COM  IR. SONIA COLABORADORA DO HDP

Horários de missas

As celebrações Eucarísticas acontecem todas  as terças, quintas e sábados as 18:00 horas.
 
Horários de visitas
 
Quanto as visitas elas são feitas todos os dias na parte da tarde e cada dia tem duas a três pessoas escaladas para a visita de segunda a sexta revezando em dois horários.
 
As 15:00 as 16:00 as visitas são realizadas pelos colaboradores do HDP que também fazem parte da pastoral.
 
E no horário das 17:00 as 18:00 são as  voluntárias externas que nos auxiliam nas visitas levando a Palavra de Deus e conforto aos pacientes.